terça-feira, 1 de maio de 2018

http://www.colegiocatarinense.g12.br/perfil-de-pe-luiz-inacio-stadelmann/

EM TUDO AMAR E SERVIR!

Há mais de seis décadas compartilhando conhecimento, sabedoria e otimismo.


Quem conhece o Padre Luís Inácio Stadelmann não tem dúvidas de que a frase “Em tudo amar e servir”, de autoria de Santo Inácio de Loyola, foi sua grande inspiração. Há mais de seis décadas, esse querido jesuíta segue sua linda vocação, compartilhando conhecimento, sabedoria e otimismo.

Quando um imenso navio, trazendo imigrantes da Europa, aportou em terras brasileiras, trouxe consigo uma família de suíços, ávida por aprender e ensinar em um país desconhecido, fascinada pela possibilidade de recomeçar. Anos depois, em busca desse recomeço, o jovem Luís deixou os pais e os irmãos para estudar no Colégio Jesuíta Santo Inácio, em Salvador do Sul, no Rio Grande do Sul, local onde descobriu sua vocação. As cartas para os pais, que ficaram em São Paulo, deixavam clara a escolha do jovem, que encontrou no sacerdócio o caminho para praticar a cultura cristã.

3Desde o noviciado, Padre Luís sempre acreditou que o conhecimento poderia ajudar o mundo, em especial a juventude, a trilhar caminhos relevantes e vencer obstáculos. Por isso, dedicou boa parte de sua vida aos estudos e à Literatura. Autor de 12 livros e inúmeros artigos sobre Teologia e Ciência Bíblica,  Pe. Luís estudou Letras Clássicas e Filosofia no Brasil.  Posteriormente, formou-se em Letras Semíticas e Teologia, e então doutorou-se nos Estados Unidos, onde foi ordenado Padre. Seu retorno ao Brasil, após 12 anos de estudo e dedicação, foi motivado pelo desejo de partilhar conhecimento. E assim o fez: lecionou durante 18 anos na Faculdade Jesuíta de Teologia, em Belo Horizonte, conduzindo jovens estudantes ao caminho do crescimento intelectual e espiritual. Posteriormente, lecionou na Faculdade Católica de Florianópolis, onde foi declarado professor emérito.

“Como professor, sempre valorizei a escuta”, diz Padre Luís Inácio. “Assim somos mais úteis à sociedade, porque captamos as necessidades e vamos em busca das soluções para os problemas e as questões da vida”, explica o professor, que ainda hoje, aos 82 anos, escreve artigos para diversos países, instigando a pesquisa e atualizando temas na área de Teologia. “É preciso falar o que ainda não foi dito, a partir dos desafios que surgem, abrindo novas perspectivas”, complementa. Segundo ele, esta é uma das missões dos jesuítas: estar sempre na linha de frente, ser um colaborador na formação dos jovens e manter-se atento às descobertas e transformações do mundo.    

Ao relembrar sua trajetória no sacerdócio e na vida acadêmica, Padre Luís sente-se orgulhoso pela oportunidade de colaborar com o crescimento do outro e fala, agradecido, do sacrifício de toda a sua família, para que ele seguisse sua vocação. “Naquela época, os pais precisavam de um retorno financeiro dos filhos, e eu não pude colaborar, porque segui minha vocação”, diz. Ele também relembra com carinho a história de vida do irmão caçula,  Francisco Stadelmann, também padre jesuíta, já falecido: “meu irmão seguiu meus passos, ensinei-lhe o caminho, e ele trilhou-o com muita competência e dedicação”, relata, emocionado e satisfeito pela contribuição e o legado que sua bela família de imigrantes europeus deixou no Brasil.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos diversas do Santo Inácio